quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Leia, devagar.

QUEM EU SOU?
Quando a gente nasce, eu sou a minha mãe.
Do sétimo ao 12º mês, começo a achar que aquele dedo na minha mão não é minha mãe, eu existo.
No 13º mês, uma voz masculina, forte e firme, o pai tira a mãe de mim e diz:
Tu não és, eu sou.
A partir daí, tudo é em nome do pai.
Quando tudo começa a nos alertar, damos a resposta: Meu nome é EU!
Qual é a maior influência do pai em nossa vida?
O professor tenta substituir o pai.
Do 13º ao 18º, o pai existe na vida da criança.
Depos disso, o pai DEIXA de influenciar POSITIVAMENTE seus filhos.
Eles deviam SAIR de suas vidas.
Alguns pais continuam a aterrorizar seus filhos ao longo da vida.
Os adolescentes estão em fase de transição, eles descartam tudo o que lhes desagrada.
O trabalho não lhes agrada.
Onde você coloca o trabalho na sua mente?
Na sala da mente? No porão? No banheirinho dos fundos?
As pessoas estão perdidas.
Quem trabalha por dinheiro é um fracassado.
Quem trabalha com plano de longo prazo é um vencedor. Sempre.
Se as pessoas estão perdidas, eu tenho que ouví-las.
Tenho que ser o pai delas.
Alguns minutos que se dê atenção, vai melhorar a vida de alguém.
As pessoas estão perdidas porque dizem: Ninguém me ouve, não prestam atenção no que eu quero.
Liderar não é mandar. Ser liderado, então, não é ser mandado.
Tu pode comprar o tempo de um funcionário, mas não a mente dele.
Quem conquistar o coração do cliente, tem tudo dele. Puxando o saco, já era.
Todos aceitam o respeito.
As pessoas pedem: Onde está meu pai? Onde está meu comandante?
Neurose - todos deviam buscar descobrir coisas escondidas no subconsciente.
Nas relações pessoais, nunca fui de agradar.
relacionar bem é ser duro, falar para as pessoas.
É um caminho de duas mãos.
Se tu falar, vai ouvir.
Meu filho de 9 anos me ensina muitas coisas.
Somos muito chatos ao dar o recado para as pessoas.
Se ficamos muito tempo com idéias dentro da cabeça, afastamo-nos das pessoas, e até as maltratamos.
O imaginário, aquele jeito que a gente acha quie o mundo devia ser, determina muito a nossa atuação.
Geralmente quando as pessoas estão sofrendo é porque estão cozinhando coisas no subconsciente.
Temos que BANIR certas coisas da cabeça.
Ninguém é burro, QI alto ou baixo, funcionamos da mesma maneira.
Quando o imaginário supera a realidade, sofremos muito mais.
A tendência é de acharmos que há algo errado conosco.
Religiões faturam em cima da culpa.
isso atrapalha a vida.
Somos carregadores de culpa,
e a mente NÃO FUNCIONA ASSIM.
Eu gosto de resolver problemas.
Somos carregados, por isso a culpa.
Depressão tem muito a ver com culpa.
Pessoas entram em depressão por sentirem que crucificaram Jesus.
Quanto mais assusta, mais dependentes ficam as pessoas.
Pais infantilizam os filhos,
enchem de medos para eles ficarem grudados o resto da vida.
O demônio é ótimo para isto.
Alguns dizem: "Pega mal contar os problemas"
O ponto de vista emocional, se não podemos mostrá-lo ficamos mal.
Se temos que esconder algo, sofremos muito.
Esconder coisas evidentes dá um desgaste do cão.
Algumas pessoas em torno de nós tem tendência a colocar tudo no outro.
Têm dificuldade de assumir. Traço acentuado de paranóia.
Acha que é perseguida,
não é entendido.
É bom quando alguém diz que pisou na bola, sacaneou, enaltece a pessoa.
Há pessoas que colo9cam a culpa em si mesmas.
Tem pessoas que procuram explicar tudo,
só pra se proteger.
São obsessivas, teorizam tudo, são fechadas,
não têm nada para ouvir dos outros.
Se não nos expomos, é uma desgraça a vida da gente.
É melhor 10 nãos do que zero não.
Há pessoas fóbicas, não falam, não dão opinião, empobrecem a gente, abrem espaço vazio.
Se começa a sofrer com coisas imaginadas, o melhor é perguntar.
A vida sexual, por exemplo: o homem chegar ao orgasmo é fácil. A mulher não consegue, não fala e começa a ter dor aqui, ali...
Não existe intimidade maior que a relação sexual.
Falem, perguntem, falem consigo mesmos.
Precisamos dar PUTEADA em nós mesmos.
Olhem para dentro de si, descubram o que incomoda.
Por que um treinador é melhor que outro?
Um homem seguro pode ser contestado.
Um líder de verdade não se incomoda ao ser contestado.
Sempre que a pessoa briga fica irritada, é fragilidade interna.
O líder não é passivo, mas aceita e convive com conflitos.
A gente acha que as pessoas poderiam ter feito mais por nós. A mãe isto, o pai aquilo.
Temos desejos de vínculos simbióticos,
imaginar que alguém vai fazer tudo por nós.
Achamos que somos seres solitários,
Que resolvemos as coisas sozinhos.
Contos de fadas, fantasias que temos.
O ser neurótico é preso ao passado.
A diferença esrá dentro da pessoa.
Temos compulsão á repetição: Tendemos a fazer as coisas sempre iguais.
A gente acha que é mais do que é.
Diga para as pessoas o que gostou nelas.
Somos cieumentos e invejosos.
Diga SEMPRE o que não gosta, MAS SEMPRE EM PARTICULAR..
Como eu lido comigo?
Como eu lido com os outros?
Por que temos percepções diferentes da vida?
Por que não dá certo?
A gente sempre se dá conta que nossa bolinha é pequena.
Certas coisas nos botam no nosso lugar.
Terapia é um instrumento pra colocar as coisas no lugar, é indicado para pessoas saudáveis, como são as academias.
Terapia faz com que a gente sofra menos, se impressione menos com as coisas.
As pessoas incorporam certas coisas.
Todos somos feitos dos registros do passado - o quanto fui amado, o quanto fui incentivado, memórias da infância são fundamentais.
Nada é capaz de nos aborrecer por mais de 5 minutos.
Tudo que é ruminação é ruim.
Uma mente com um pensamento trancado não produz mais nada e adoece.
O obsessivo passa o tempo inteiro querendo ter o controle de tudo.
Só pode ser mandado, é rígido.
Temos que ser UM POUCO obsessivos, a vida em preto e branco.
Qual é o grande diferencial entre quem faz sucesso e quem não faz? MEDO.
Medos nos travam, todos temos que ter medos, mas o excesso nos deixa parados, em ponto morto.
Muitos medos são passado por nossos pais.
Crianças saem de casa para começar na escola e vêem-se as diferenças.
Crianças criadas medrosas, grudentas, cheias de minhocas e fantasias na cabeça.
Pessoas com medo não falam sobre seus sentimentos.
E se você não falar com a empregada, ela vai fazer o serviço de má vontade.
Preciso criar condições para falarem comigo.
Dar condições para que a pessoa possa falar, expressar.
É fácil dizer "tenho úlcera" ou "tô com hérnia"
mas ninguém diz "estou deprimido".
O bom paciente é o que xinga, peita o médico, se queixa.
O bom funcionário peita a chefia, e esta fica às vezes ofendida!
Nesta vida, pra ter sucesso, tem que ter raiva. Cara bonzinho não existe. Raiva, garra é necessária ao ser humano.
Deveríamos valorizar aquela pessoa que se irrita e bate a porta.
Gostaríamos que as pessoas nos compreendessem, agradassem, mas é conto de fadas.
Não ficar amargurados com ações dos outros e investir, agir apara que as pessoas se tornem mais do jeito que queremos.
Qual é o maior desejo? Poder.
Por que fumamos? Desejo de poder, de se mostrar, pertencer ao grupo.
É difícil, uma das coisas que mais me ajudou em minha profissão foi a relação com as pessoas, não ser um cara CDF, ter capacidade de reconhecer e perceber as coisas.


Esta é a transcrição da palestra proferida pelo Psicanalista Nélio Tombini, de Porto Alegre, em 2007, transcrita por Tuta

2 comentários: