sexta-feira, 4 de novembro de 2011

SACCA O MACCA?

Uma das ranhosidades mais fortes dos Beatles é que eles não podiam espiroquear no estúdio, os equipamentos eram todos lacrados, o volume tinha um cadeado no 5. Paul reclamava que os discos americanos arrebentavam os altofalantes das vitrolas porque eram gravados com mais dinâmica, mesmo que distorcesse um pouco em alto volume. O George Martin e os funcionários de guarda-pó marrom impecável em seu estúdio da Abbey Road tinham arrepios e davam pequenos espirros só de pensar em esquentar as válvulas demais, o estúdio era o melhor, mas foi criado para gravar as orquestras, que vendiam mais discos naquela época. - Nota: Tocando arranjos para Sinatra, Dean Martin, trilhas de filmes.
Uma cena célebre foi quando o John Lennon arrancou uma proteção de um amplificador e aumentou a voltagem no varistor da fonte retificadora, feita com válvula, pra sujar o som. No outro dia o técnico auxiliar recolocou a proteção, mas deixou a regulagem do Lennon.
Com essa - mais essa - obsessão, Paul chegou a contratar o produtor Phil "wall of sound" Spector, cujo nome já era cartão de visitas. Poupa papel. Nada, os Beatles nunca tiveram dinâmica no som deles. E isso que eles eram pretty goods tocando os clássicos do blues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário