domingo, 20 de junho de 2010

FERRARI VERDE MESMO


A Ferrari apresentou seu modelo HY-KERS, um veículo híbrido que é, literalmente, a máquina mais “verde” já criada pela italiana.
O lançamento foi feito ontem no Geneva Auto Show, salão internacional do automóvel em Genebra, Suíça.
O veículo experimental é uma adaptação do modelo 599 GTB Fiorano com um motor elétrico de apenas 40 quilos que funciona em conjunto com o propulsor V12 movido a gasolina.
A combinação é necessária em algumas situações para dar potência extra, como em momentos de ultrapassagem ou aceleração. Segundo a Ferrari, o modelo reduz as emissões de CO2 em 35%.
A máquina gera potência de mais de 100 cv e também armazena energia cinética desperdiçada nas frenagens. Assim, com freios regenerativos, o que antes seria perdido é transformado em energia elétrica.
A Ferrari garante que nenhum espaço interno, nem mesmo do porta-malas, foi prejudicado. As baterias foram posicionadas abaixo do piso, criando um carro com centro de gravidade mais baixo.
A empresa utilizou tecnologia aplicada na Fórmula 1 no design e na engenharia para aumentar a tração e o balanço dos freios. O motor também tem um sistema único de resfriamento e lubrificação.
Outra novidade “verde” apresentada pela Ferrari no salão foi o sistema Stop & Start, que estará disponível nas Ferrari Califórnia. Ele reduziria o consumo de combustível e emissão de CO2 em 6% e, de acordo com a empresa, religa o motor tão rapidamente que o motorista nem percebe (230 milissegundos).

Um comentário:

  1. Legal essa conotação VERDE da Ferrari, num jogo de naturebagem tecnológica X marketing vermelhejo tradicional da marca.
    Muy bueno.

    sandoval

    ResponderExcluir