quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SOS

Letras e bandeiras

Letra Código NATO Bandeira Significado
A Alfa •- Tenho um mergulhador na água; conserve-se afastado e a pouca velocidade.
B Bravo -••• Carrego, descarrego ou transporto carga perigosa.
C Charlie -•-• Sim (Afirmativo).
D Delta -•• Mantenha-se afastado, estou a manobrar com dificuldade.
E Echo • Estou a guinar para estibordo (boreste).
F Foxtrot ••-• Estou com avaria; comunique comigo.
G Golf --• Necessito de um piloto (prático).
H Hotel •••• Tenho piloto (prático) a bordo.
I India •• Estou a guinar para bombordo.
J Juliet •--- estou com incêndio a bordo: mantenha-se afastado.
K Kilo -•- Tenho uma comunicação a fazer.
L Lima •-•- Você deve parar sua embarcação imediatamente.
M Mike -- O meu navio está parado.
N November -• Não (Negativo).
O
Oscar --- Homem ao mar.
P Papa •--• No porto: todas as pessoas devem regressar a bordo pois o navio vai largar. No mar: pode ser usado por embarcações de pesca para dizer: "Minhas redes podem obstruí-lo".
Q Quebec --•- Peço livre prática (licença para entrar em porto).
R Romeo •-• Sem significado (na Marinha Portuguesa esta bandeira poderá significar que o navio está em missão de busca e salvamento (SAR - Search And Rescue), em missão de fiscalização ou a efetuar operações de reabastecimento no mar).
S Sierra ••• Estou a fazer marcha a ré a toda a força.
T Tango - Mantenha-se afastado.
U Uniform ••- Vai sobre um perigo.
V Victor •••- Peço assistência.
W Whiskey •-- Peço assistência médica.
X Xray -••- Pare as suas manobras.
Y Yankee -•-- Estou a garrar (arrastar a âncora).
Z Zulu --•• Peço reboque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário