sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Compare antes de comprar

Encontro um cara que nasceu no Brasil e com 2 anos foi morar na Cisjordânia, nos territórios ocupados e em eterno conflito. Lá, viveu até os vinte e poucos, aí veio para o Brasil em definitivo, há nove anos.
Eles viviam numa área cercada por colonos judeus, que são dominadores do lugar. Ele trabalhou desde criança com o pai, em construções. Para trabalhar, tem que ter uma permissão do exército, tem que passar barreiras, sofrer humilhações, tipo revista total, e muito mais:
O cara trabalhou nove meses como maqueiro, numa ambulância, recolhendo gente morta na rua. Lá não se tem direitos, ele foi preso três vezes por suspeita de participação em ataques. Numa destas vezes, o irmão de 11 anos foi preso junto. Ele diz:
"Eu não tenho lembranças felizes da infância, não se pode sair na rua pra brincar, quando tu sai na rua, tem que se cuidar, não importa a idade. Quando eu fico triste, começam a vir aquelas lembranças terríveis, não tenho boas memórias pra compensar. Vocês moram num paraíso, quando eu cheguei aqui, beijei o chão e foi um dom maiores momentos de emoção da minha vida"
É por isso que quando vejo gente reclamando da vida, aqui, na maior democracia possível (mais que nos EUA), eu só balanço a cabeça e digo: Mais um.

Aí ele me pergunta como foi o governo militar. Eu digo que foi a época mais terrível, ser calado e controlado por um igual deixou marcas profundas na população brasileira. Nos tornamos intolerantes para com os outros, a linha militar nos faz pensar que todo mundo é inimigo, que nós temos que controlar e mudar a cabeça das outras pessoas que não conciordem conosco. Se o brasileiro tem vocação pra ditador ou não eu não sei, mas no refúgio do lar, a maioria das pessoas que eu conheço são hitlerzinhos recalcados que acham que o mundo ficou lhes devendo algo. Não são bonitos como os artistas da novela, não são inteligentes como o Silvio Santos, não são isto, não tem aquilo. Voltando aos verdeolivas: Os caras fortaleceram os correios, fizeram estradas, hidrelétricas, mas em compensação fecharam a economia, endividaram o país - e nós estamos pagando cada centavo - e conseguiram atrasar o país pelo menos por 25 anos. Se fosse como a Índia, que foi mantida atrasada pela Inglaterra colonizadora, mas não - nós fomos asfixiados por nós mesmos, ah, e detalhe: Por ordem do grande Tio Sam, os Estados Unidos da América. pesquisem, se interessem por saber... Os Porta-aviões que estavam na costa brasileira em abril de 1964. Ao contrário da Alemanha, Cuba, Panamá, Porto Rico e outros, os EUA não fizeram uma base no Brasil, mas estavam aqui para garantir que os comunistas não dominassem o quintal deles, também conhecida como América Junior, segundo Homer Simpson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário